Fadiga ao acordar: causas e soluções

O cansaço ao acordar não é normal e pode ser resultado de vários fatores. O sono frequente não restaurador que não pode ser explicado por uma mudança no estilo de vida é um sinal de que algo está errado. Portanto, é importante descobrir quais são as causas e remediá-las.

As necessidades de sono são muito diferentes entre as pessoas e as idades. Um adulto dorme em média 7 a 8 horas por noite, mas alguns precisam de 11 a 12 horas de sono para se sentirem descansados. A duração ideal do sono é, portanto, específica para cada pessoa. É a hora do sono que lhe permitirá estar em forma e eficiente ao acordar.

Quando o sono não é restaurador e não constitui um verdadeiro descanso, você pode se sentir cansado ao acordar: então, levantar-se torna-se difícil. Em caso de fadiga, as atividades da vida diária, geralmente fáceis de realizar (trabalho, afazeres domésticos, deveres dos filhos …), tornam-se uma tarefa árdua.

“O sono é um excelente indicador do estado geral de saúde da pessoa e de suas relações com o meio ambiente”, afirma o Dr. Valaxt, pesquisador de uma unidade do INSERM (Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisas Médicas da França) especializada no estudo de sono e sonhos. Portanto, é importante monitorar seu sono e prestar atenção a quaisquer mudanças por que ele esteja passando.

Quando a psique assume …

Essa sensação de não descanso pode ser decorrente do estresse, excesso de trabalho no trabalho, atividades de lazer muito intensas ou mesmo, uma alimentação desequilibrada ou insuficiente. Para saber de onde vem esse cansaço, é necessário analisar as mudanças que podem ter ocorrido recentemente em sua vida. O cansaço ao acordar é um dos sinais enviados pelo corpo para que o sofredor entenda que seu estilo de vida não é adequado para ele.

Fadiga e doença

Um estado de fadiga ao despertar que dura várias semanas pode ser o sinal de alerta de uma doença, pois muitos podem manifestar-se por estes sintomas. Quer se trate de fadiga causada por uma doença exaustiva como gripe, osteoartrite, câncer ou uma condição silenciosa como anemia ou um distúrbio da tireoide, é importante não dormir levemente. Não reparador e consultar um especialista imediatamente.

Essa fadiga inexplicável também pode ser um sinal de apneia do sono. O adormecido ocasionalmente bloqueia sua respiração, o que leva a uma queda na oxigenação do sangue e obriga o coração a trabalhar mais para preencher essa falta de oxigênio. Quem dorme com apneia do sono costuma acordar cansado e sem saber o que aconteceu.

Mude seu modo de vida

É importante mudar alguns hábitos para dormir melhor e evitar o risco de fadiga ao acordar.

– Dormir o suficiente é a primeira regra a seguir para não se sentir cansado ao acordar. Para fazer isso, você precisa ouvir o seu corpo (bocejar, pálpebras pesadas, formigamento na nuca, etc.).

– Praticar uma atividade esportiva regular permite que você relaxe, libere a pressão acumulada durante o dia e cansa o corpo para ter um sono realmente reparador.

– Adote uma alimentação balanceada (frutas, verduras, cereais …) e beba pelo menos 1,5L de água por dia.

– Limite o álcool e os cigarros que têm efeitos nocivos na qualidade do sono. O álcool e a nicotina são responsáveis ​​por um sono muito perturbado (despertares frequentes, redução da duração do sono profundo, etc.).

– Evite estímulos muito fortes antes de ir para a cama, sejam eles auditivos, intelectuais ou visuais (tela de computador, muita luz, videogame, etc.).

Remédio natural …

Para combater esta fadiga, muitos suplementos alimentares e plantas podem ser usados. A cafeína, vitamina C ou ferro podem ser usadas para combater esta fadiga constante, graças às suas propriedades tonificantes e anti-fadiga.

Os medicamentos fitoterápicos também são uma boa maneira de aliviar a fadiga temporária. Chás de ervas de erva-doce, videira vermelha ou alecrim podem ser remédios muito bons contra a fadiga. Bem como rhodiola, schisandra, ginseng e eleutherococcus.

Tomar anti-astênicos (aminoácidos, minerais, vitaminas, estimulantes, restauradores, tônicos, etc.) também pode ajudá-lo a se sentir mais tonificado e estimulado.

Mas lembre-se, é sempre bom procurar um especialista para uma análise mais aprofundada, caso a fadiga dure mais de uma semana.

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